3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L

January 25, 2024
últimas notícias da empresa sobre 3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L

Com o rápido desenvolvimento das redes 5G, a demanda por transmissão de dados de rede está a aumentar exponencialmente.A capacidade de transmissão das redes ópticas é crucial para o desenvolvimento das redes 5G.

 

Uma das principais armas mágicas para expandir a capacidade de transmissão das redes ópticas é explorar continuamente os recursos de banda disponíveis das fibras ópticas.que significa expandir continuamente a largura do caminho de transmissão das redes ópticasÀ medida que o caminho de transmissão se amplia, a capacidade de transmissão das redes ópticas melhora naturalmente.

 

Recentemente, surgiram redes ópticas nas bandas CE, Cpp e C+L, adicionando tijolos e telhas para expandir a capacidade de transmissão das redes ópticas.

 

A comunicação de fibra óptica, como o nome sugere, refere-se à comunicação em que a luz serve como um portador de informações e a fibra óptica serve como um meio de transmissão.Nem toda a luz é adequada para comunicação por fibra ópticaOs diferentes comprimentos de onda da luz (que podem ser simplesmente entendidos como luz de cores diferentes) resultam em perdas de transmissão diferentes nas fibras ópticas.A luz com alta perda de transmissão não pode transportar informações através de fibras ópticas.

 

Após pesquisas de longo prazo por cientistas, foi descoberto pela primeira vez que a luz com um comprimento de onda de 850nm pode ser usada como luz para comunicação óptica,que também é diretamente referido como a faixa de 850nmNo entanto, a perda de transmissão na faixa de comprimento de onda de 850 nm é relativamente elevada e não há um amplificador de fibra adequado disponível.A faixa de 850 nm só é adequada para transmissão de curta distância.

 

Posteriormente, os cientistas exploraram a banda óptica da "região de comprimento de onda de baixa perda", que é a região entre 1260nm e 1625nm, que é mais adequada para transmissão em fibras ópticas.A relação entre a perda de transmissão e a banda óptica é mostrada na figura seguinte..

 

últimas notícias da empresa sobre 3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L  0

 

A região de 1260nm ~ 1625nm é dividida em cinco bandas: O-band, E-band, S-band, C-band e L-band.

 

Banda O

O intervalo de comprimento de onda da banda O é de 1260nm ~ 1360nm. A distorção do sinal causada pela dispersão da luz nesta banda é a menor e a perda é a menor,tornando-se a primeira banda de comunicação ópticaPor isso, chama-se banda O, onde O se refere a "Original".

 

E-band

O intervalo de comprimento de onda da banda E é de 1360nm ~ 1460nm, e a banda E é a menos comum das cinco bandas.A partir do gráfico de perda de transmissão e relação de banda óptica acima, pode-se ver que há uma clara perda de transmissão irregular na banda E.Esta perda de transmissão é causada pela absorção de luz em comprimentos de onda de 1370 nm a 1410 nm por íons de hidróxido (OH -)Esta colisão é também conhecida como pico de água.

 

Devido às limitações iniciais da tecnologia de fibra óptica, as impurezas de água (baseadas em OH) muitas vezes permanecem nas fibras de vidro de fibra óptica,resultando na maior atenuação da transmissão da luz da banda E na fibra e na impossibilidade de ser utilizada para fins normais de transmissão e comunicação.

 

Com a melhoria da tecnologia de processamento de fibras, a UIT-T G.652A fibra D surgiu, tornando a atenuação de transmissão da luz da banda E menor do que a da luz da banda O, resolvendo o problema do pico de água da luz da banda E.

 

últimas notícias da empresa sobre 3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L  1

Banda S

O intervalo de comprimento de onda da banda S é de 1460nm ~ 1530nm. S refere-se ao "comprimento de onda curto". A perda de transmissão da luz da banda S é menor do que a da luz da banda O,e é frequentemente utilizado para o comprimento de onda downlink dos sistemas PON (Passive Optical Network).

 

Banda C

A faixa C possui um intervalo de comprimento de onda de 1530 nm a 1565 nm. A C refere-se à "convencional".ultra longa distânciaA banda C é também frequentemente utilizada em redes de divisão de comprimento de onda.

 

Banda L

O intervalo de comprimento de onda da banda L é de 1565nm ~ 1625nm. L refere-se ao "longo comprimento de onda".Quando a luz de banda C for insuficiente para satisfazer os requisitos de largura de banda, a luz de banda L será utilizada como complemento para as redes ópticas.

 

Banda U

Além das cinco bandas acima, há na verdade outra banda que será usada, que é a banda U. A faixa de comprimento de onda da banda U é de 1625nm ~ 1675nm.A banda U é utilizada principalmente para monitorização da rede.

 

Vamos resumir estas bandas tradicionais abaixo.

 

últimas notícias da empresa sobre 3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L  2

CE/Cpp/C+L-banda

 

A faixa de comprimento de onda comumente usada para comunicação óptica é de 1529,16nm ~ 1560,61nm na banda C tradicional.A banda emergente CE/Cpp/C+L mencionada aqui refere-se aos novos recursos de banda introduzidos pela comunicação óptica atual para expandir os recursos tradicionais de transmissão de banda C.

 

A partir da análise de banda tradicional anterior, pode-se ver que para expandir a banda C utilizada na comunicação óptica,O apoio pode ser procurado nas faixas de comprimento de onda curto (banda S) e longo (banda L) próximasIsto é como, se você quiser expandir uma estrada existente, você só pode ver se o terreno baldio em ambos os lados da estrada está disponível, e se há terreno baldio, você pode expandir a estrada.

 

Em seguida, vamos dar uma olhada na banda emergente CE/Cpp/C+L, e que recursos foram emprestados das bandas S e L?

 

Faixa CE

 

A banda CE (C Extended) também é conhecida como banda C+. Que faixa de comprimento de onda tem a banda CE em comparação com a banda C?Podemos dividir os recursos de banda C em 80 canais para transmitir informações, com cada canal ocupando uma faixa de banda de 0,4 nm. Portanto, a banda C também é conhecida como a banda C80. A banda CE empresta alguns recursos de comprimento de onda da banda L (ou seja, banda de comprimento de onda longa),e a faixa de comprimento de onda é ampliada para 1529Os recursos da banda CE podem ser divididos em 96 canais para transmitir informações, nomeadamente a banda C96.A capacidade de transmissão da banda CE aumentou 20% em comparação com a banda C.

 

Faixa CPP

 

A banda Cpp (C mais mais) também é conhecida como banda C ++. A banda Cpp não só empresta recursos de comprimento de onda da banda L como a banda CE, mas também da banda S,expansão do intervalo de comprimento de onda para 1524De acordo com a alocação de recursos de cada canal que ocupa uma faixa de banda de 0,4 nm, os recursos de banda podem ser divididos em 120 canais para a transmissão de informações.a banda Cpp é também conhecida como banda C120A capacidade de transmissão da banda CPP aumentou 50% em relação à banda C.

 

Faixa C+L

 

A banda C+L indica literalmente que os recursos das bandas C e L são utilizados para comunicação óptica.,existem três sistemas de transmissão comuns para a faixa C+L.

 

  • C120 + L80: banda Cpp (120 canais) + banda L (80 canais), alcançando um sistema de 200 ondas.A capacidade de transmissão do sistema de transmissão C120+L80 aumentou 1.5 vezes em comparação com a banda C.
  • C96 + L96: CE banda (96 canais) + L banda (96 canais), alcançando um sistema de 192 ondas.A capacidade de transmissão do sistema de transmissão C96+L96 aumentou mais do dobro em comparação com a banda C.
  • C120+L96: banda Cpp (120 canais) + banda L (96 canais), alcançando um sistema de 216 ondas.A capacidade de transmissão do sistema de transmissão C120+L96 aumentou cerca de duas vezes em comparação com a banda C..

 

Finalmente, uma imagem mostra estas três bandas emergentes.

 

últimas notícias da empresa sobre 3 Novas faixas de comunicação óptica: CE, Cpp e C+L  3

Resumo

Em suma, os cientistas expandiram os recursos de comprimento de onda disponíveis das fibras ópticas para uma gama muito grande.e são igualmente afectados pelos seguintes factores:.

 

Devido às limitações dos dispositivos ópticos, por exemplo, os seguintes dispositivos ópticos não podem suportar diretamente a faixa de banda recém-ampliada e precisam ser atualizados.

 

  • Amplificador de fibras dopado com erbio (EDFA)
  • Dispositivos ativos, tais como moduladores
  • Dispositivo passivo com interruptor seletivo de comprimento de onda (WSS)

 

Para a faixa L, a degradação do desempenho da transmissão aumentará a complexidade da operação e da manutenção, aumentando assim o investimento de custos.

 

É gratificante que as operadoras tenham utilizado plenamente os recursos existentes de fibra óptica, expandido os recursos disponíveis de banda de fibra óptica e melhorado a capacidade de transmissão.Como objectivo para o desenvolvimento das futuras redes de comunicação óptica, alguns operadores também começaram a implantar redes ópticas de banda CPP.

 

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, veremos definitivamente redes de comunicação óptica usando soluções de banda C + L no futuro.

 

 

Este artigo refere-se a:A Comissão considerou que a Comissão não tinha a capacidade de tomar uma decisão sobre a aplicação do artigo 11.o, n.o 1, do Regulamento (CE) n.o 1224/2009.